21 fevereiro 2011

Não Prisões

I

Tanto pensei que correto fosse pensar que sempre possível seria um sonho realizar...

II

Que amores fossem como dádivas e não prisões.

III

Que amores fossem certos e perdidos não.

IV

É que não se cria a Natureza o homem para fácil viver, principalmente os que Dela esperam Os Seus Planos.

V
Como o fazem os Bons Pais que severos com os seus filhos são, assim o é que penso que seja o fato.

VI

Mas a idade revela que do Amor não se pode ter por muito o que o causa: efêmera é a Paixão senão é Sublime.

VII

De facto, crescer preciso é se não a Vida passa sem crescer poder...

VIII

Só lamentando Eu vi muitos dias amanhecerem e sumirem...

IX

Que raiou o Sol e o perdi sem a Cor ver.

X

Prefiro que assim o seja, mesmo que a Ela outro homem a Paixão lhe dê.

XI

Que não seja Eu O Eleito ou O Cristo.

XII

Mas que não permita-me pensar a Sã Razão que assim o foi em um momento, pois o que constitui Eleição de um Ser Maior é o que para Nós O Melhor o é, e para tudo em Nós O Ser Maior tem também o seu Plano e a sua Hora.

XIII

Disso, agradeço a Ela, acima de tudo, ter me dado olhos que vêem Além, sem disso precisar dizer que Sou O Mais Sábio, ou que arrogante me ponha Eu ante o Outro.

XIV

Certeza eu tenho de que mudado o fui, para melhor O Ser o que tem em mim lá dentro.

XV

Que a cá em peito meu Outro Coração impulsiona já o meu Passo.

XVI

E que posso tanto ser quanto “o que pode mais do que o permite a sua própria natureza”.

XVII

Mordia-me outrora os meus dentes a minha carne própria, na dúvida, mergulhado, como quem arruinado muito não pára de chorar.

XVIII

Hoje não só entendo como sei que foi para O Meu Melhor o Passado meu sentir, para no Presente ter Eu um Conhecimento Certo do que de vir há: de que na Vida nada em vão é, como se pensa o Tolo; que tudo Preparo é e Esforço mútuo, como se tivesse dessa Vida outra Após e dessa Além.

XIX

A Força que move o braço meu não some se o braço meu sumir. A Força que rege os sonhos meus não cessa nunca de Existir.

XX

É que Preguiçoso o é “o ato de pensar ter tudo um fim”: sem os olhos abrir e tentar mais fundo ver, o que naquele Mar permanece obscuro mais.

XXI

E foi assim que descobri que em Vida até os Amores são como tratos: que se a Vida é vivida desse modo o é para O Melhor Dela Mesma, e é por Nós somente que a Vida se faz tal como é, mesmo que disso, inconscientes todos – vivamos sem saber O Seu Rumo.

XXII

Torcendo estou eu para que continue assim a Vida minha, na certeza de que, nesse Equilíbrio, possa Ela atravessar sem despencar.

XXIII

Na certeza de que possa eu vencer sempre sabendo ser O Esforço uma Virtude e defeito não.

XXIV

E que cousas eu possa precisar alcançar sem temer cair.
(...)

Henrique de Shivas Gr.

Nenhum comentário: