16 junho 2011

FESTIVAL CANAVIAL - ALIANÇA

Festival Canavial 2010 - Etapa–Aliança movimenta o município da Mata Norte, no período pré-São João.


Aliança, distante 86 km da capital pernambucana, viverá o período que antecede o São João diferenciado, com opções interessantes para turistas, moradores da região e para quem quer se dividir entre o habitual arrasta pé junino, onde quem reina em absoluto é a sanfona, com outras alternativas culturais e de lazer.


Enquanto muitas cidades já convivem com forró e ensaios de quadrilhas, o município, apontado como um dos mais importantes berços da cultura popular do nosso Estado e que tem como marca pessoal antigos engenhos espalhados por toda área rural, os quais acolhem alguns grupos culturais, como sede; expressões culturais com perfil único como o maracatu de baque solto, receberá, desta próxima segunda (dia 13) a sábado que vem (dia 18), atividades culturais variadas e exclusivamente da Zona da Mata Norte do Estado.


No período, serão movimentados em Aliança, shows, apresentações de coco, maracatu, caboclinhos e até de zabumba, além da realização de oficinas de estudo, etc. Trata-se da segunda etapa do já consolidado Festival Canavial, realizado anualmente e que, ano passado, aconteceu entre 19 de novembro e 4 de dezembro. Agora, chega aquela região com a Etapa - Aliança. Os interessados em cultura popular podem ainda, durante o festival, participarem de oficinas de maracatu, com os reconhecidos Mestres Zé Duda e Luiz Caboclo do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, e de caboclinhos, com o Mestre Neilton do Cabolinho Índios Tabajarás de Goiana. Estudantes, produtores culturais e pesquisadores de atividades culturais geralmente se integram a essas oficinas.


As inscrições são gratuitas. Para se inscrever basta entrar em contato através do e-mail wanessakgsantos@yahoo.com.br. Na quinta-feira, dia 17, serão movimentadas os seminários Políticas Culturais e Pontos de Cultura.


Segundo Afonso Oliveira, produtor cultural à frente do Festival Canavial, a iniciativa reúne grupos culturais que atuam na Zona da Mata Norte anualmente e, a cada edição, contemplam cidades diferentes. As últimas foram Tracunhaém, Condado, Vicência e Nazaré da Mata. “É importante para estes municípios a preservação de suas raízes, da cultura popular”, diz ele, lembrando que a produção cultura está em constante movimento e que o festival congrega, entre os produtores, mestres e estudantes. “Estes aprendem ainda como desenvolver novas idéias”, conclui Oliveira.


Além das oficinas de caboclinho e maracatu, o programa de encerramento conta, neste sábado (18), a partir das 20h, com apresentações culturais que reunirão, de uma só vez mostras de Coco Raízes de Arcoverde; Coco Popular de Aliança; Caboclinho Tapuia Canindé de Goiana; Maracatu Coração Nazareno; Maracatu Águia Dourada de Buenos Aires; Maracatu Estrela de Ouro de Aliança e Ítalo Pay e a Zabumba.


Toda a programação acontecerá no Ponto de Cultura Estrela de Ouro, localizado no Sítio Chã de Camará, na rodovia PE-62 (próximo a entrada de Upatininga). O Festival tem o patrocínio do Ministério da Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Aliança.


ALIANÇA – A cidade de Aliança tem raízes fortes com a cultura popular. No município fica a sede da Associação de Maracatus de Baque Solto, localizado no centro da cidade e o Ponto de Cultura Estrela de Ouro, no sítio Chã de Camará, distante 13Km do centro. No Ponto de Cultura Estrela de Ouro encontra-se a sede dos grupos Maracatu Estrela de Ouro, Cavalo Marinho Mestre Batista, Coco Popular de Aliança e a Ciranda Rosa de Ouro. Os grupos têm as lideranças dos Mestres Zé Duda, Luiz Caboclo e Mariano Telles. A Biblioteca Mestre Batista e o Projeto Leitura no Ponto são atividades importantes no Ponto de Cultura Estrela de Ouro, além das Festas de Terreiro e do Festival Canavial. O Maracatu Estrela de Ouro em 2009 recebeu o prêmio Ordem do Mérito Cultural, concedido pelo Ministério da Cultura e a Presidência da República.



SERVIÇO:

FESTIVAL CANAVIAL EM ALIANÇA

CONTATOS:

Afonso Oliveira – coordenador do Festival Canavial: 9657.3092


DIVULGAÇÃO:

SL Comunicação & Marketing – 3423.0814

Heliane Rosenthal – 9974.4611Sonia Lopes – 9976.0342


PROGRAMAÇÃO

13 a 15 de junho de 2011

09:00h as 17:00h - Oficinas de Maracatu e Caboclinhos


17 de junho de 2011

09:00h as 17:00h - Seminários Políticas Culturais e Pontos de Cultura


18 de junho de 2011


IAPÔI Cineclube exibe:


A partir das 19:00h

O Jumento Santo e A Cidade Que Se Acabou Antes de Começar; de Léo D & William Paiva.
Simião Martiniano, o Camelô do Cinema; de Clara Angélica e Hilton Lacerda
Cine Holiúdy - O Artista contra o Caba do Mal; de Halder Gomes


A partir das 20:00h

Coco Raízes de Arcoverde

Quadrilheiros do Forró

Coco Popular de Aliança

Caboclinhos Tapuia Canindé

Maracatu Coração Nazareno

Maracatu Estrela de Tracunhaém

Maracatu Estrela de Ouro de Aliança

Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires

Italo Pay e a Zabumba Mundi

Ponto de Cultura Estrela de Ouro - www.estreladeouro.org

Nenhum comentário: