03 julho 2009

[...]

De longe, ouço o sino que me chama
Como o pai cujo filho pródigo sente a volta.
A princípio, só verde, só cana,
Gana de ter aquilo que um dia fui e até hoje invento.
No céu, uma cruz se confunde no horizonte
Com a estrela D’alva a iluminar-me,
Marcando a vida e morte de meu ser.
Quase nunca te vejo, mas em qualquer era sei quem és.
Suja, degradada, entregue a vermes institucionalizados
Que exibem as suas famílias
tal qual a leitoa gorda que têm orgulho de seus leitõezinhos.
Mesmo com todos os parasitas
que consomem este teu velho corpo,
estas tuas velhas fachadas,
estas tuas cruzes de pedra que brotam de tua pele,
Ainda sim te amo com a mais terna baixeza.
Tu, ama de desejos impuros
Que me gera a ânsia nostálgica de antigos gozos.
Que, em teu ventre, em teu centro,
Fui concebido pelo incesto de seus filhos:
Negros, caetés, galegos, quilombolas, marisqueiros, pescadores e antigos marinheiros
Que gozavam no rio de teu ser
Que apesar de fluir,
continua reto e negro em seu antigo rumo.
Goyanna, esta que me atrai como um imã,
Me traga embriaguez das noites insones,
Onde me banhavas com vinho de tuas veias abertas,
Me fazias beber do suor de teu rosto,
Aguardente de cheiro da negra verde cor de teus cabelos.
Estes teus fios de quando em quando tu cortas com a labuta de tua prole, após provar do ardor do fogo do inferno,
Apenas para satisfazer o fetiche do cliente mais rico que tem seu orgasmo ao ver-te no cume de sua degradação.
Tu,
prostituta sifilítica, cadela com calazar terminal, noiada com o mais humilhante vício,
Me mostres o que me prende à barra de tua saia,
Tal qual menino indefeso com a vida lá fora.
Me tragas a dádiva de provar teu gosto só uma vez mais
A este filho que é teu escravo.
E, tal como os que tens em todo sempre,
Nunca cansa de te cantar em versos e cânticos.

Thiago Albert

Nenhum comentário: