04 julho 2011

NÃO HÁ Polytheama!

Carta Polytheama - Pelo Uso Digno do Dinheiro Público para Cultura







Depois de dois anos de existência, apenas em fevereiro do presente ano o IAPÔI CINECLUBE passou a realizar suas sessões no Cineteatro Polytheama, tornando-se o único conteúdo artístico cultural a ocupar este Equipamento com constância.

O Cineteatro Polytheama foi restaurado e equipado com verba do Governo Estadual. Cerca de R$: 2,2milhões foram usados para tirar o Cineteatro das ruínas, um cuidadoso trabalho de restauro e reestruturação fez do Polytheama um equipamento com capacidade de receber conteúdos de diversas linguagens e com toda a estrutura que o local e a sociedade merecem e necessitam.

Mesmo com recursos vindos do Governo do Estado, a gestão do cinema ficou a cargo da prefeitura municipal. Tal gestão apresenta-se como um problema a ser solucionado com urgência no que diz respeito a continuidade da atividade cineclubista na cidade. e da cidade, senda esta, a única forma de acesso ao conteúdo audiovisual com experiência coletiva e de reflexão. A utilidade artístico-cultural do Cineteatro está bem distante do mínimo ideal. A gestão é realizada de forma "capenga" pelo governo municipal. Não há conteúdo, não há formação de público, não há educação, não há lógica nem modelo de gestão aplicado, não há se quer preservação do espaço físico. NÃO HÁ Polytheama de fato! NÃO HÁ 2,2milhões sendo usados em virtude da política cultural da RD Mata Norte.

As sessões do IAPÔI Cineclube ocorrem sempre aos domingos, desenvolvemos um trabalho sério de formação de público de todas as artes em Goiana, porém não há um devido reconhecimento deste trabalho por parte da gestão municipal. Assim nosso trabalho se torna passível de mudanças de humor ou de vontades alheias.

No último domingo (26 de junho) durante a sessão do IAPÔI Cineclube recebemos a notícia de que o Polytheama não iria abrir as portas nos fim de semanas por falta de funcionários. Ao procurar o secretário de desenvolvimento artístico e cultural de Goiana, Antônio Nelson, para conversar melhor e encontrar uma alternativa para as sessões do IAPÔI Cineclube continuarem no Polytheama nos domingos, a justificativa foi que "o Polytheama já cumpre seu papel de segunda à sexta e não há necessidade de funcionar nos finais de semana", responde o secretário.

Ao procurar o Diretor de Gestão de Equipamentos da Secretária de Cultura do Estado, Célio Pontes, a informação obtida é que "a SECULT só poderá intervir na gestão do espaço após assinatura de convênio com a prefeitura, processo que já está em andamento, mas não tem prazo para ser consolidado". Porém vale a pena frisar que os produtores aquardam a negociação da assinatura do convênio há dois anos.


Enquanto o convênio com a SECULT não é assinado e a gestão do espaço continua nas mãos da Prefeitura Municipal de Goiana, o Cineteatro Polytheama e a população de Goiana continua amargando a ausência (de fato) de um espaço institucionalizado para desenvolvimento cultural.

Enviamos esta carta ainda com o intuito de fazer valer o direito do cidadão de acessar o conteudo audivisual brasileiro, muitas vezes custeados com seu os impostos do prorio público que hoje, vê-se impedido de acessar por uma decisão unilateral. O IAPOI cineclube conclama a sociedade, pessoas físicas e entidades, para buscarmos fortalecer esta carta a fim de entregá-la às partes cabíveis em um ato de esperança pela retomada de nossas atividades cineclubistas, aos domingos, no Cineteatro Polytheama, na cidade de Goiana, em Pernambuco.




IAPÔI ciclube.
Movimento Silêncio Interrompido

Nenhum comentário: