04 julho 2011

II TUBA LIVRE



O II Festival Tuba Livre tem liberdade no nome, na proposta e no espaço. O evento vai acontecer no próximo dia 9 de julho no Largo da Igreja do Rosário dos Homens Pretos, em Goiana a partir das 21hs, aberto ao público.

Além da música, o Festival agrega outras linguagens artísticas, como cinema e poesia.

O formato do festival é bastante diferenciado, pois não há uma curadoria previa das atrações. Apenas 3 grupos são previamente anunciados: Macumbá, The Blue Tomates e Quinteto Aumentafo, e o palco fica aberto para quem quiser fazer seu tributo, seja com um acorde, uma poesia ou um pocket-show.

O evento Tuba Livre surgiu após a morte do técnico de som, músico, produtor, compositor e fomentador da cultura em Goiana, Nicolhoas Alexander de Albuquerque Moura, mais conhecido como Tubarão ou Tuba, em 2008.

Guitarra era o instrumento principal de Tuba, e o músico sempre sempre atuava buscando sonoridades com aproximação da música popular da Zona da Mata e Sertão. Como guitarrista participou de diversar bandas como: Algaves, Tribufomaré, Datiloscopia e GangaZunmba.

Com a morte de Tuba, a cena artística de Goiana e região não quis deixar que sua mensagem artística ficasse fora do ar, dos ouvidos e das conversas nas praças. Surgiu assim, a ideia de fazer o evento "Tributo a Tubaraõ" em abril de 2009. O evento foi incrível, com participação de artistas amigos de vários lugares que compareceram ao festival para dar ao menos um acorde em tributo a Tubarão. Esse evento foi divisor de águas na união de duas ou mais gerações de artistas na cidade.

Atualmente todos os anos a cena cultural goianense é animada pelo "Festival Tuba Livre - Arte, Música e outras histórias".

Serviço:
II Festival Tuba Livre
Sábado, 9 de julho, às 21 horas.
Largo da Igreja do Rosário dos Homens Pretos, Goiana-PE.

Informações: Tuba Livre

Nenhum comentário: