27 setembro 2010

Cavalo-marinho mais vivo com o Revivendo o Samba



Cavalo-marinho mais vivo com o Revivendo o Samba

Projeto incentivado pelo Funcultura oferece formação e aperfeiçoamento em cavalo-marinho

Antigos e novos brincantes de Cavalo-marinho reunidos numa troca de experiências, aprendizados e festa popular. Essa é uma das propostas do projeto Revivendo o Samba, que promove oficinas, palestras e rodas de debates durante os finais de semana de outubro, novembro e dezembro no Cine Theatro Polythema, na cidade de Goiana, Mata Norte de Pernambuco. As inscrições para o Revivendo o Samba estão abertas através do email revivendosamba@gmail.com e os interessados precisam apenas conhecer o Cavalo-marinho (mesmo que superficialmente) e ter uma experiência mínima como participante de alguma manifestação cultural pernambucana.
O Cavalo-marinho é um folguedo de origem ibérica, uma variante do Bumba-meu-boi, e que congrega elementos de teatro, dança e música, representados por mais de setenta personagens. Embora esteja presente em localidades do estado de Pernambuco e Paraíba, essa representação cultural existia com mais vigor cerca de quarenta anos atrás; e em cidades como Goiana, por exemplo, deixou de existir. “Há cerca de cinco anos, com amigos pesquisadores e brincantes, começamos a reerguer o cavalo-marinho goianense ao lado do Mestre Preá e outros antigos brincantes. Esta manifestação já foi forte na cidade nas décadas de 1960 e 1970, contando com três ou quatro grupos de Cavalo-marinho. Percebemos que a maneira mais eficaz de se revitalizar este folguedo seria com a capacitação de novos brincantes”, explica o coordenador geral do Revivendo o Samba, Thiago Laranjeiras, destacando os motivos que originaram o projeto.

As oficinas do Revivendo o Samba, divididas em módulos, irão trabalhar, desde a musicalidade do Cavalo-marinho, com o ensino das toadas, e das técnicas dos instrumentos utilizados na brincadeira (rabeca, pandeiro, bage e mineiro); até as danças, as teorizações sobre as "figuras" (personagens do cavalo-marinho); e a confecção de indumentárias específicas do folguedo. As oficinas serão ministradas por Mestre Mariano Teles, do Cavalo Marinho do Mestre Batista, de Aliança; e por outros experientes brincantes da Mata Norte de Pernambuco: Marcelo Silva, do Cavalo Marinho Estrela Brilhante de Condado; Nylber Augusto, rabequeiro e pesquisador; e Zé Mário, músico, produtor cultural e brincante, da cidade de Condado. Nomes como o rabequeiro Maciel Salustiano; Francisco Irineu Marcolino, do Ponto de Cultura Aláfia, de Goiana; e Mestre Borba, Mateus do Cavalo-marinho do Mestre Grimário de Aliança, estão confirmados como palestrantes do curso e abordarão importantes temas relativos à brincadeira e ao fomento à produção artística e cultural da Mata Norte pernambucana.

As aulas acontecerão todos os sábados e domingos a partir do dia 2 de outubro, até 19 de dezembro, pela manhã, sempre das 9h às 11h30; à tarde, das 14h às 16h30. O projeto beneficiará, com uma bolsa mensal de R$ 100,00 (cem reais), quinze inscritos, mas também está aberto a outros interessados em participar, mesmo sem recebimento de bolsa. O encerramento do projeto ocorre com uma sambada de Cavalo-marinho dos alunos do curso, os mestres oficineiros e convidados no bairro da Nova Goiana, periferia de Goiana, no dia 19 de dezembro.

O Revivendo o Samba tem incentivo da Fundarpe, através do Funcultura, do Governo do Estado de Pernambuco, e apoio da Secretaria de Turismo de Goiana e da Prefeitura Municipal de Goiana.


Serviço:
Revivendo o Samba: formação e aperfeiçoamento em Cavalo-marinho.

Sábados e domingos, de 2 de Outubro até 19 de Dezembro
Manhãs: das 9h às 11h30
Tardes: das 14h às 17h30

Inscrições abertas: revivendosamba@gmail.com
Informações: (81) 8735.9540 (Thiago Laranjeiras) e (81) 9634.7891 (Zé Mário).

Goiana, como chegar:
Partindo do Recife (distância 63 km): acesso pela PE-15
Linhas de ônibus: Recife/Goiana, da Rodotur, R$ 8,90.

Nenhum comentário: